Google

sexta-feira, março 21, 2008

Xiscoa


Hoje é Sexta Feira Santa. Nós aqui no Funil, não ligamos muito a essa coisa de andar a fazer jejum de suecas nem nada. Nem acreditamos que Jesus Christ Superstar ressuscitou na Páscoa: para nós, quem ressuscitou nesta altura do seu colanço de pistão mor foi o Xico. Daí o nome: Xíscoa.
Passamos a explicar esta tradição milenar. Milenar não, Milaneza (sim porque agora temos anúncios no blog, há que fazer publicidade).
Na Sexta Feira Santa do Funil, é estritamente púribido de se efectuarem idas de levantamento de dinheiro, ou o bar da liga, ou ir ao Jumbo. Isto só é tolerado se o Funileiro carregar ali nos anúncios do lado direito.
No dia de Xíscoa, os Funileiros tem de receber o Acácio em casa, que leva uma estatueta do Xico á qual temos de prestar homenagem, apalpando lhe os seios para que nos abençoe. Era costume também dar uma oferenda aos senhores do compasso, como copos de vinho tinto e receita, mas desde que o Nondo veio de la bella Italia, só oferecemos Chianti.
Durante o resto do dia existem festejos e comes e bebes, com o tradicional Cabrito à Carro Queimado, o Folácio (o folar é uma cópia barata do nosso Folácio), e a beberragem de Vinho da Central.
Á noite, reza-se uma missa, para que o Xico realize os nossos pedidos, Ámen.

Sem comentários: