Google

sábado, março 24, 2007

300, a conta que Zeus fez... e bem


Se 3 foi a conta que Deus fez, então 300 foi a conta quer Zeus fez. Passo à explicação: este post é sobre o novo filme 300, que foi adaptado de uma das criações de BD do génio de Frank Miller, autor também de Sin City, que, a meu ver, é um dos melhores filmes (até agora) deste ano de 2007.
O filme relata uma das mais espetaculáres batalhas da história onde cerca de 300 Espartanos liderados por Leonidas I rei de Esparta (há quem diga que eram os melhores guerreiros que alguma vez existiram), e mais ou menos 6.500 alidos do Império Grego, combateram os exércitos de Xerxes I, Imperador Persa, e que eram entre 100.000 a 500.000 homens, tirando elefantes, rinocerontes, leões, (cavalos mulheres nuas e anões), que também eram usados nestas batalhas por estes povos orientais.
Uma batalha muito justa. (lol)
Segundo os relatos históricos, Leonidas conseguiu fazer frente a esta horda persa que tentava invadir toda a Grécia... (não conto o resto, é melhor irem ver o filme, pois não mete piada desbobinar tudo agora)
Depois da lição de história só para terem a ideia da pérola que este filme é, passemos, ao filme em si.
Muito bem realizado, se já a bd era boa, então o filme ainda é melhor, devido a estas novas tecnologias (mariquices vá). O grafismo é impressionante (tal como o de Sin City era), e as batalhas são qualquer coisinha... o realismo delas, e as frases proferidas (directamente dos escritos de Heróto), relatam uma batalha que realmente aconteceu (se bem que um bocado fantasiada por Frank Miller, mas não deixa de ser muito boa), e que mostra a cidade de Esparta como ela realmente era: fria, cruel, e uma "fábrica de soldados" do Império Grego (note-se que não existem quase vestígios de Esparta nos nossos dias, pois era uma cidade sem monumentos nem grandes edifícos, tal como a dita "fábrica" referida acima). Um filme de Zack Snyder, com Gerard Butler, Lena Headey, Dominic West, David Wenham, Vincent Reagen, e Rodrigo Santoro.
Um filme a não perder, sem dúvida.

"Spartans! Enjoy your breakfast, for tonight we dine in Hell!"

Sem comentários: